Post colaborativo: O futuro do Instagram agora é coletivo!

Posts Colaborativos no Instagram são a nova iniciativa da plataforma!

Post colaborativo: O futuro do Instagram agora é coletivo!

Antes de mais nada, quem lembra quando o Instagram era “só” uma rede com posts de fotos?

Depois da compra pela Meta (também conhecida como o antigo Facebook) a plataforma passou por várias mudanças e transformações.

Posts Colaborativos no Instagram são a nova iniciativa da plataforma!

Desde as mudanças de algoritmo até a migração para uma plataforma oficial de vídeos.

Ferramentas como os Stories e os Reels nasceram para consolidar ainda mais o Insta como um competidor direto ao Snapchat e ao TikTok.

Ainda mais mudanças estão sendo implementadas e uma que promete mudar a forma de interagir com sua audiência é o Post Colaborativo!

Collabs e a nova forma de produzir conteúdo!

Ao contrário dos recursos que falamos anteriormente, os posts colaborativos são uma ideia nova. Reels e Stories são recursos que já vimos antes, né? Mas nossa ideia não é acusar ou falar sobre cópias.

Quem trabalha com Instagram ou acompanha novidades sobre a rede, sabe que o alcance orgânico é baixíssimo.

Apenas 10% dos seguidores são atingidos na primeira e em alguns casos, se a postagem tiver uma alta interação, essa porcentagem aumenta para mais 10% do seu público.

Entretanto, desses 10% atingidos, apenas 4,7% desse público engaja com seu conteúdo (comenta, curte, compartilha, salva e etc).

Por isso, trabalhar de forma estratégica e compartilhar um trabalho pode trazer ótimos resultados tanto de alcance quanto de engajamento!

Os posts em colaboração possibilitam que você e uma outra pessoa possam fazer uma publicação juntos.

Em outras palavras, o post será visualizado por duas audiências diferentes e os dois usuários poderão visualizar informações como por exemplo curtidas e comentários.

Os posts aparecerão simultaneamente em ambos perfis e o alcance será muito maior!

A opção de Post Colaborativo está disponível tanto para iOs quanto para Android.

Mas atenção, o recurso funciona apenas para criadores de conteúdo!

Hora de colocar seu Post Colaborativo no ar!

Agora o aguardado momento chegou. Hora de aprender como criar seu post colaborativo!

Posts Colaborativos no Instagram são a nova iniciativa da plataforma!
  1. O primeiro passo é bem simples. Abra o Instagram no seu dispositivo e crie uma nova publicação normalmente. Após escolher a foto, toque em “Avançar”.
  2. Caso queira, aplique um filtro ou faça uma edição na imagem. Toque em “Avançar” novamente. Quando chegar à tela de compartilhamento, selecione “Marcar pessoas” e depois “Convidar colaborador”.
  3. Digite o nome do usuário que deseja fazer a colaboração e toque em “Concluir”. Feito isso, finalize o seu post com a legenda, hashtags e localização, por exemplo. Quando estiver pronto para publicar, selecione “Compartilhar”.
  4. Para que o post colaborativo seja apresentado no seu perfil, é necessário que a outra pessoa aceite. Peça para que ela abra o Instagram e aceite o convite, que virá por meio de uma notificação na seção “Atividade” do app.

Quais as vantagens de investir no post colaborativo?

Aumento de seguidores

Sempre que a possibilidade de aumentar a sua audiência surgir, aproveite!

Maiores serão as chances desses mesmos usuários te seguirem na rede social pois o alcance será duplicado.

Ferramenta de gatilho mental poderosa

Principalmente, falando em aumento de autoridade e consolidação da marca, essa é outra vantagem que os posts colaborativos do Instagram podem fazer por você.

A coautoria de posts, seja em formato de foto, vídeo ou Reels, te garante prova social. O que é cada vez mais relevante em vendas. Afinal, ninguém quer ser cobaia de nenhum produto ou serviço.

Produção de conteúdo compartilhada

Outra coisa que a gente sabe sobre o Instagram é que é importante ter constância nas postagens. Já que só assim é possível atrair mais visibilidade para o perfil e gerar pico de engajamento diário.

Enfim, os novos recursos estão aí para serem utilizados! Sejam cópias de outros serviços, novas ideias ou adaptações.

Use sua criatividade e alavanque ainda mais sua audiência e autoridade!

E fique ligado que logo tem muito mais conteúdo para você!