Existe privacidade na era digital?
Antes de tudo, a intenção desse texto é de apenas informar e mostrar como as redes sociais trabalham com nossos dados, informações e entender se as empresas respeitam (ou não) nossa privacidade.
Do mesmo modo que as redes sociais nos divertem e nos distraem, um fator bem preocupante dentro dessas plataformas tem gerado bastante discussão: estamos realmente sendo “vigiados” a todo momento?
Além de muitas pessoas se sentirem incomodadas com as brigas, a polarização ou ainda a exposição de “vidas perfeitas” expostas na internet, a falta de controle sobre a privacidade (direta ou indireta) é algo preocupante.
Então a melhor opção é sair das redes sociais, certo? Na verdade não!
Apesar disso parecer a melhor solução, especialistas apontam que sumir das redes não vai te trazer mais privacidade.
Sempre que vemos uma notícia relacionada a forma que as ferramentas de pesquisa “ouvem” o que falamos e somos perseguidos por publicidades e notícias relacionadas a isso, bate aquela vontade de deletar tudo, né?
Porém, mesmo ficando fora das redes sociais, é apenas uma doce ilusão achar que é possível estar off-line. Você pode se desconectar do Instagram, do Facebook, do TikTok e até mesmo do LinkedIn, mas ainda assim permanecerá exposto.
Vivemos em uma era em que tudo está conectado.
Até desconectados, estamos conectados!
Agora, vamos pensar na seguinte situação:
- seu celular registra a hora que você vai dormir (quando você pára de utilizá-lo),
- a hora que você acorda e
- quais aplicativos você mais utiliza.
Em seguida, você vai a um restaurante. Lá, para acessar o cardápio, vai precisar usar a câmera do seu celular.
Ao mesmo tempo em que, para estacionar o carro na rua, precisa se conectar ao aplicativo que libera o cartão do estacionamento.
Por outro lado você se questiona: “mas eu não me conecto de nenhuma dessas maneiras, estou livre!”
Mas com certeza você pode aparecer em fotos marcadas no perfil de outras pessoas. Ou até mesmo no perfil do próprio restaurante.
Ou seja, não tem para onde correr!
E todas essas informações e dados estão nas mãos de quem?
Para saber tudo sobre o tratamento das suas informações, preparamos um texto detalhando quais plataformas mais compartilham seus dados!