Quem está no controle dos nossos dados?
Atualmente, o TikTok e o YouTube são os dois aplicativos de rede social que mais rastreiam os dados pessoais dos usuários, de acordo com uma pesquisa recente da URL Genius.
Para chegar a essa conclusão, a empresa de marketing utilizou o novo recurso da Apple “Relatório de Privacidade de apps”.
O recurso salva um resumo sobre os dados, sensores e acesso à internet por aplicativos.
A pesquisa foi feita em 200 aplicativos e 20 categorias de app para descobrir como eles rastreiam os dados pessoais dos usuários.
Do mesmo modo que no século XXI, as redes sociais inovam em comunicação e entretenimento.
Essa mudança também valorizou um novo tipo de moeda: os dados!
As chamadas third, second e first-party são divisões de como as empresas e os órgãos trabalham com conjuntos de informações.
Como funciona a Divisão?
First-party data: termo técnico que se refere às informações geradas por uma empresa sobre seus consumidores a partir dos seus canais de venda, pesquisa e promoção.
Second-party data, ou dados secundários, são as informações coletadas por uma empresa parceira que se dispõe a compartilhar ou comercializar esses dados.
Third-party data: as informações fornecidas por provedores de dados abertos que compartilham estatísticas sobre o comportamento, os hábitos e as preferências de diferentes perfis de consumidores a partir de vários canais de aquisição.
As donas da informação!
A famosa plataforma de vídeos do Google, fez mais contatos com redes first-party (71%). Nesse sentido, podemos entender que as informações coletadas, são utilizadas para fins próprios.
Já o TikTok, da ByteDance, fez os contatos principalmente com rastreadores de terceiros (third-party). O que levanta muitas dúvidas em relação à privacidade e segurança.
Quando os contatos são primários (first-party) eles são utilizados para veicular anúncios relevantes para os usuários.
Em contrapartida, a rede social favorita dos dançarinos de plantão compartilha informações com terceiros.
E esse rastreamento acontece mesmo quando os usuários NÃO permitem rastreamento nas configurações do app.
Third-party: porque devemos nos preocupar?
Já que estamos falando de contatos de rede de terceiros, você pode se perguntar por que isso é tão problemático. A resposta é: há muitas questões não resolvidas.
- Quem está rastreando esses dados?
- Quais dados são compartilhados e como serão usados?
- E quanto ao rastreamento de atividades para outros sites depois de sair do aplicativo?
Além disso, os consumidores não podem desativar os rastreadores em potencial. Portanto, se quiserem evitar isso, sua única alternativa é não usar o aplicativo.
Definitivamente é preciso estar atento com as plataformas que utilizamos e com as permissões que oferecemos.
Mas será que mesmo assim, nossos dados estão seguros? Confere só nesse artigo que preparamos para você!